A NOSSA HISTÓRIA

A metodologia de Emprego Apoiado teve o seu início na década de 70 nos Estados Unidos da América. Esta metodologia surge quando diversos profissionais demonstram que pessoas com dificuldades de aprendizagem, poderiam realizar uma variedade de tarefas complicadas. São assim destacadas as potencialidades e capacidades das pessoas com dificuldades de aprendizagem no mercado aberto de trabalho.

Devido ao sucesso do Emprego Apoiado na ajuda a pessoas com dificuldades de aprendizagem a aceder bem como a manter o emprego, o modelo foi entretanto desenvolvido e expandido para incluir todas as deficiências assim como todas as pessoas em situação de desvantagem.

No final dos anos 80, o modelo foi então transferido da América para a Europa. Organizações que intervinham com pessoas com deficiência e/ou doença mental na Europa, iniciaram Projectos-piloto de Emprego Apoiado. Muitos desses projectos, estavam inseridos no âmbito de programas da União Europeia tais como o Helios e o Horizon.

A União Europeia de Emprego Apoiado (EUSE – European Union of Supported Employment) foi fundada em 1993, em Roterdão.

A definição de Emprego Apoiado na Europa é em síntese reconhecida como:

“Providenciar apoio a pessoas com deficiência ou outros grupos em desvantagem para assegurar e manter o emprego pago no mercado aberto de trabalho” – União Europeia de Emprego Apoiado, 2005.

EMPREGO APOIADO EM PORTUGAL

O envolvimento de Portugal neste movimento deu-se, através do Programa Integrado de Formação Profissional e Emprego para Jovens com Deficiência. Um programa promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), através da Direcção de Serviços de Reabilitação, com incidência em três regiões do País: zona Oeste (Prooeste), Setúbal (Proiset) e Norte (Promindo).

O Programa Integrado constituía-se como uma Actividade Modelo Local (AML) do Programa Helios I – Sector de Integração Económica. Foi certamente considerada, uma experiência inovadora, dando contributos à inserção social e profissional de pessoas com deficiência a nível europeu.

Em Janeiro de 1991 houve a oportunidade da delegação do Proiset, participar num Seminário Europeu do Programa Helios em Belfast.

Esta delegação integrou o coordenador da Comissão Executiva do Proiset, Augusto Sousa, a coordenadora do Conselho Técnico do Proiset, Dália Dantas bem como técnicos de emprego da Península de Setúbal do IEFP (Elisabete Freire, Leonor Encarnação, Bentes de Oliveira, respectivamente dos Centros de Emprego do Barreiro, Almada e Setúbal).

Durante esse Seminário relataram-se então os primeiros passos assim como a perspectiva de formação profissional e emprego para o referido público alvo, que estava a ser desenvolvida.

Chisty Lynch, de St Michael’s House, Dublin, Irlanda, foi também convidado para o Seminário, tal como Michael Kamp, dos Países Baixos e Patrick Lynch, de APT, Tullamore, Irlanda.

Iniciámos a discussão preliminar acerca da importância de promover um novo projecto transnacional com a finalidade de desenvolver um modelo de formação profissional em empresa. Algumas semanas mais tarde Christy Lynch, promotor do projecto OPEN ROAD (considerado o primeiro projecto de emprego apoiado na Europa), através de St Michael’s House, Dublin, veio a Portugal a fim de visitar o Programa Integrado.Teve também dessa forma, a oportunidade de se encontrar com a Direcção de Serviços de Reabilitação do IEFP.

EUSE

Em Março de 1991, voltámos a Dublin com o acordo da Direcção de Serviços de Reabilitação. Nessa reunião estavam também presentes Christy Lynch, Michael Kamp, Patrick Lynch, Joe Carlton (da Training and Employment Agency – Irlanda do Norte) e alguns outros colegas.

Foi durante esta visita que se definiu promover o Projecto AGORA.

AGORA deu origem à EUSE – European Union of Supported Employment. A EUSE é uma ONG europeia que representa o movimento de emprego apoiado em mercado aberto na Europa. Tem ligações em diferentes países (vinte na Europa), Estados Unidos, Japão, Austrália, África do Sul, entre outros.

A EUSE iniciou actividade em 1993, tendo promovido até agora, onze conferências europeias de Emprego Apoiado e desencadeado inúmeros projectos.

Entretanto, uma outra ligação de Portugal ao movimento de Emprego Apoiado tinha vindo a estabelecer-se. Esta ligação ocorreu através do Dr. José Ornelas e da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (AEIPS), particularmente a partir da Universidade de Boston, EUA.

Em 1993, promovida pela AEIPS, com colaboração da RUMO, realizou-se a então a primeira Conferência de Emprego Apoiado em Portugal. Realizada na FIL, Junqueira, contou com a participação de inúmeras representações de diversos países europeus e dos EUA.

PROJECTO EQUAL

Em 2001, a Rumo, a Associação Cultural Moinho da Juventude, Associação para o Estudo e Integração Social, Associação de Mulheres contra a Violência e Secretariado Diocesano de Lisboa da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, em colaboração com outras entidades, como a AIP, AERLIS, Câmaras Municipais e constituindo uma Parceria de Desenvolvimento (PD), iniciaram a preparação de um projecto, no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL.

Em suma, a missão deste projecto que foi então, designado EMPREGO APOIADO era a generalização do modelo de Emprego Apoiado, incrementando o acesso ao mercado aberto de trabalho de pessoas em situação de desvantagem.

Posteriormente, este alargamento do movimento de Emprego Apoiado a outras pessoas, para além das pessoas com deficiência ou doença mental, constitui uma inovação.

Portugal, é na verdade, um dos primeiros países a apostar em tal perspectiva.

Este projecto é em primeiro lugar, um passo decisivo para a afirmação do movimento de Emprego Apoiado em Portugal, tendo já promovido a fundação da Associação Portuguesa de Emprego Apoiado – APEA, em Março de 2004, que o congrega e representa, com uma relação privilegiada com a European Union of Supported Employment assim como com todo o movimento internacional de Emprego Apoiado.