REDE PARA A EMPREGABILIDADE DE VILA FRANCA DE XIRA

A APEA iniciou um acordo de parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em 10 de Dezembro de 2019 para a implementação da Rede para a Empregabilidade do Concelho de Vila Franca de Xira no âmbito da estratégia do Município. 

A Rede para a Empregabilidade de Vila Franca de Xira teve o seu início em 21 de Janeiro de 2020 e conta com a participação de mais de 20 entidades do Concelho.

É Missão da Rede para a Empregabilidade de Vila Franca de Xira:

– Agregar todos os agentes locais na promoção integrada e articulada da empregabilidade, assente em duas metodologias: Emprego Apoiado e Animação Territorial. 

– Fomentar o trabalho em parceria visando o desenvolvimento de uma abordagem integrada e multidisciplinar que aposta na colaboração estreita entre o meio empresarial e as redes de suporte existentes localmente.

– Aproximar e articular respostas, recursos e oportunidades, através de um plano de ação conjunto, que define papéis e responsabilidades específicas, evitando duplicações, sobreposições, apostando nas sinergias e nas complementaridades. 

A Rede para a Empregabilidade de Vila Franca de Xira é  uma estrutura territorial composta por um conjunto de organizações do sector público e/ ou privado, de carácter social ou empresarial com ou sem fins lucrativos que partilham as mesmas preocupações face aos desafios da empregabilidade e da inclusão socioeconómica, num dado território e que desenvolvem uma ação concertada e integrada para aumentar oportunidades formativas, de capacitação e de acesso ao mercado de trabalho.

Durante este ano de Actividade a APEA organizou e dinamizou: a) Formação em Emprego Apoiado e Trabalho em Rede, b) diagnósticos partilhados em cada freguesia do concelho; bem como co-organizou as reuniões de grupos dinamizador e plenários da Rede.

Para mais informações, entre em contacto com a APEA.