REDES PARA A EMPREGABILIDADE

As Redes para a Empregabilidade surgem da procura de uma resposta ao problema social complexo do desemprego. Integram em si os princípios da Animação Territorial e a metodologia do Emprego Apoiado, desenvolvida pela Associação Portuguesa de Emprego Apoiado (APEA). O seu atual modelo nasce assim de um caminho de colaboração entre a AKF Prt, a APEA e a RUMO, Cooperativa de Solidariedade Social.

As Redes para a Empregabilidade são constituídas por um conjunto de organizações do sector público, social bem como privado com ou sem fins lucrativos que partilham semelhantemente as mesmas preocupações face aos desafios da empregabilidade e da inclusão socioeconómica num dado território e que desenvolvem: uma acção concertada e integrada para aumentar oportunidades formativas, de capacitação e de acesso ao mercado de trabalho; bem como estratégias para minimizar as dificuldades que se apresentam nesse acesso, desse modo, promovendo respostas integradas e adequadas de inserção, que não só rentabilizem recursos, bem como, permitam a partilha de informação e o melhor conhecimento dos territórios de intervenção.

Em síntese as Redes para a Empregabilidade, apresentam-se como uma forma de trabalho colaborativo, co-participação e de uma abordagem integrada multidisciplinar entre parceiros que assim unem esforços para tornar a sua acção mais abrangente e eficaz no acesso a oportunidades de emprego, na promoção do empreendedorismo, na relação com os empresários e associações empresariais/comerciais e no reforço de competências de empregabilidade da população, dos técnicos que trabalham as questões da empregabilidade e do reforço e capacitação dos empresários. Assenta no fortalecimento da actuação interna de cada parceiro explorando, simultaneamente, as suas complementaridades e captando novos recursos quando necessário.

Para mais informações contacte-nos.